terça-feira, 25 de setembro de 2007

Adestrados como cães

Educação básica agora é como um adestramento de cães.
Quando se atinge o interesse do sistema de ensino, ganha-se um "bônus" de dois salários mínimos. Exatamente como se dá um osso ao cão que aprende a fazer o que o adestrador quer.
E assim, os governantes ficam como os bonzinhos por premiarem o aluno esforçado, nada mais justo. E dessa forma, o aluno é adestrado a não refletir, a não questionar o porquê dele ter um prêmio por seu esforço e seu pai não ter um salário digno.
O preço do brinde sairá tão caro quanto se fosse empregado para oferecer cursos públicos extras e profissionalizantes. Mas esse não é o interesse, assim as pessoas podem começar a perceber que o governo poderia fazer muito mais e que nada é favor, é tudo direito nosso e dever deles!
O pior é ver professores, que estão cursando a graduação ver isso como um estímulo pro aluno, dizerem que é preciso que haja estímulo seja por nota ou presença pelo esforço do aluno. Um professor com tapa olhos que nem de burro vai fazer com que isso reflita em seus alunos...
Um outro ser, com vida de classe média, ainda diz estar acostumada a professores que forçam os alunos a estudar, a fazer trabalhos e em troca dá boas notas aos alunos... Caso o aluno não queira, vou sentar e passar a matéria, depois negocio com ele; sem mostrá-lo a importância daquilo pra vida dele nos dias atuais, onde estudo é, além de tudo, uma questão de sobrevivência...
Acostumada, costume, acomodação... São essas as palavras que ouço em um ambiente em que me sinto um ET. Se quer continuar nessa acomodação por já estar acostumado, que não queira ser um "educador"... Porque isso não será nem de longe. Guarde seus pensamentos medíocres para si mesmo e deixe que outros interessados levarão o mínimo de educação aos alunos que tem esse direito, o direito de ter o melhor, ou senão apenas o bom!
A revolta faz parte de mim.
Estudo porque quero, amo o que estudo.
Leio livros e peço exercícios extras aos professores sim. Não porque sou uma CDF, mas porque vejo a importância que a minha boa formação enquanto educadora tem para melhorar tudo o que eu não concordo e não me conformei, mesmo estando acostumada a ver desde que me entendo por gente. Esse costume me dá repulsa!
Abram as mentes, reflitam!
Aproveitem a oportunidade de estar cursando o nível superior, temos todas as ferramentas nas mãos. Deixemos de ser idiotas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Leia esse texto. Acho que a intenção do autor não é a mesma que a sua, mas vale uma reflexão.

Até...